quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ESTUDO COMPARATIVO CONSTATA SEDENTARISMO DE JOVEM URBANO


O educador físico Aylton José Figueira Junior comparou em dois períodos diferentes o comportamento nutricional e o nível de atividade física de grupos distintos de adolescentes de 11 a 15 anos e detectou que a urbanização impõe um comportamento sedentário para os garotos e garotas que residem em uma região metropolitana. “O sedentarismo tem sido agravado nos últimos anos devido a vários fatores, entre os quais os hábitos alimentares, a jornada desenfreada de trabalho da família e a falta de espaço para a prática de atividade física em razão da verticalização das residências. Isto reflete de forma negativa na condição física dos adolescentes da área urbana”, defende Figueira Junior em sua tese de doutorado apresentada na Faculdade de Educação Física (FEF) e orientada pela professora Maria Beatriz Rocha Ferreira.
Para uma melhor comparação, o pesquisador tomou como objeto duas cidades com perfis distintos. A primeira, São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo, com nove mil habitantes, sendo que a maioria reside em área rural e com vasta área livre para a prática de atividade física. Na cidade não existe nenhum tipo de transporte urbano. Do outro lado, o município de Santo André, da região do Grande ABC, em São Paulo e totalmente urbanizada, com quase 700 mil habitantes.
O primeiro estudo ocorreu em 1997. Na época o educar físico aplicou questionários e procedeu avaliações de aptidão física geral, testes neuromotores e medição metabólica do consumo de oxigênio pelo teste de corrida de 12 minutos aos adolescentes das duas cidades. Em 2007, Figueira Junior retornou aos dois municípios e realizou os mesmos testes e aplicou o mesmo questionário para obter o nível de atividade física e aptidão física, hábitos da vida e indicadores culturais das duas populações. No total, o estudo envolveu 484 voluntários.
O impacto da urbanização, segundo Figueira Junior, foi visível nos adolescentes residentes da área urbana. Para o autor da pesquisa, o motivo pode ser o intenso uso do computador, bem como o aumento na utilização de videogames. Um exemplo disso foi o quesito resistência física – que inclui desde o caminhar, andar ou pedalar: a piora destes voluntários nos dez anos chegou a 35% em comparação aos adolescentes da área rural. “Em 1997, as diferenças entre os jovens das duas cidades praticamente inexistiam. Mas, ao longo dos anos o quadro mudou consideravelmente”, destaca o educador, que aponta que as meninas pioraram em relação aos rapazes, ou seja, a urbanização está criando no universo feminino uma condição física ainda mais difícil.
Figueira Junior prega a adoção de medidas para que a situação não se agrave ainda mais. Ele acredita, pelos resultados obtidos, que em 2017 o quadro poderá apresentar diferenças ainda mais significativas. Alerta também que os hábitos e atitudes presentes na adolescência podem se perpetuar com força na fase adulta. Por isso, a intervenção deve ser organizada e trazer benefícios em curto prazo. Na opinião do educador físico, tanto a escola como a família devem trabalhar na perspectiva de estimular o comportamento saudável.
“As grades curriculares deveriam privilegiar o estímulo ao comportamento saudável nas outras disciplinas regulares. Não há interesse em se ensinar a história do esporte ou as características de doenças crônicas ou aspectos da nutrição, quando este tipo de assunto poderia ser incorporado na grade curricular”, defende.
Texto: Raquel do Carmo Santos
Jornal da Unicamp
Publicado em: 02/07/2009

_______________________________________________________________________________________

Reflita e deixe sua mensagem:






quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TRÂNSITO TAMBÉM É PROBLEMA NOSSO




A Escola está participando de um projeto no Educarede com a Oficina de Criação do Livro virtual cujo tema é o trânsito e tem como título “ Tá na Pista!Egídia na Direção”, com atividades desenvolvidas de 08 de setembro a 23 de outubro tendo como orientadora a professora Gardênia e participantes 29 alunos do Ensino Médio ( 1ª e 2ª séries) . As coordenadoras do LEI 1 e 2 conjuntamente com o Centro de Multimeios estão dando o suporte necessário para que os alunos possam cumprir suas atividades com êxito.
A oficina se desenvolve com 4 atividades que são postadas pela professora coordenadora e tem sua culminância com a publicação do livro na internet. A professora Gardênia e alguns dos participantes da oficina se inscreveram no concurso do DENATRAN. Sábado, dia 26 de setembro, aconteceu uma palestra enfocando o tema.
Fiquem ligados! Em breve estaremos divulgando o site para conhecerem o nosso livro.

BLOG : “ A FEBRE DA REDE”




O blog tem sido bastante utilizado na educação como meio de interatividade entre alunos e professores e nós da Escola Egídia não podemos ficar de fora desse tão poderoso meio de comunicação e transmissor de conhecimento . Por isso , sábado dia 26, os cursistas do “Ensinando e aprendendo com as TIC”, participaram de uma oficina de blog, ministrada pela professora Cristina Régia , com muito entusiasmo demonstrando compromisso no engajamento das tecnologias à sua prática pedagógica. Avante companheiros, à partir de agora as aulas não serão mais as mesmas.

PROJETO “LER É BOM EXPERIMENTE”

PROJETO “LER É BOM EXPERIMENTE”


Esse projeto teve início no final de abril ficando interrompido durante o período da greve e sendo reiniciado em junho. A iniciativa do projeto partiu das professoras Isabel e Osenir do Centro de multimeios e foi trabalhado com a turma do 9º ano B com a orientação direta da professora de português Socorro Raulino. Durante todo o desenvolvimento do projeto o Laboratório de Informática deu seu apoio tecnológico na com a professora Noraneide na inscrição no projeto, criação de e-mail, digitação de textos, pesquisas sobre o autor Laé de Sousa, grande escritor e incentivador da leitura para adolescentes, e na criação do blog.

Diversas foram as atividades desenvolvidas pelas professoras acima citadas durante todo o projeto tais como: Apresentação de slides, leitura do livro “produção de texto, digitação e correção com o uso do computador, visita ao site www.projetosdeleitura.com.br do autor do projeto.

Parabéns a todos os alunos que fizeram parte do projeto e que esse tenha sido um ponta pé para se tornarem freqüentadores assíduos da biblioteca em busca de novas leituras .

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MUTIRÃO DAS TIC


Sábado dia 29 de Agosto os professores do curso “ Ensinando e Aprendendo com as TIC” fizeram um mutirão para Finalização das atividades da unidade 1 e na oportunidade tivemos a presença do Coordenador Geral da crede 10 Maurício Nobre que aproveitou o ensejo para falar sobre os resultados do INEP e de propostas de trabalho para a prova Brasil e Spaece.No dia 14 de setembro iniciamos a segunda unidade " Hipertexto e Hipermídia. Estamos felizes com a participação e o compromisso dos professores.